Projeto Muralha Digital em Curitiba
A Muralha Digital é uma estrutura da Prefeitura de Curitiba que não dorme, é a contribuição de Curitiba, cidade inteligente, à segurança da Região Metropolitana. Temos agora a possibilidade da segurança em tempo real. A cidade passa a ser completamente controlada”, resumiu o prefeito Rafael Greca em entrevista ao Bem Paraná.
Como a Roost revolucionou a segurança da população de Curitiba
Segurança, fator que tira o sono de milhares de brasileiros e preocupação das grandes e pequenas cidades. De acordo com resultados da pesquisa da Unisys Security Index (USI) divulgada no ano passado, o Brasil é o país com o maior crescimento em preocupações relacionadas a assuntos de segurança no mundo.
Neste contexto, apresentamos um sistema de monitoramento inteligente e integrado que realiza com celeridade tráfego e infraestrutura de dados objetivando o intercâmbio permanente de informações, o emprego combinado de agentes de segurança pública e o desenvolvimento de políticas públicas de prevenção do crime e da violência, surgindo como parte da resposta ao problema tanto de segurança quanto de mobilidade urbana.
Inspirada em soluções adotadas por cidades como Tel Aviv, Chicago e Barcelona, a Prefeitura de Curitiba está utilizando tecnologia da Roost, em um projeto denominado Muralha Digital, em parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes e que abriga o recém inaugurado Centro de Controle de Operações (CCO) da cidade.
O que fizemos foi implantar tecnologias que proporcionam a melhoria da segurança, da mobilidade urbana e, consequentemente, da qualidade de vida da população. Esta ação está diretamente vinculada à estratégia de desenvolvimento da Cidade Inteligente de Curitiba (Smart City Curitiba).
Desafios
- Integração de câmeras para identificação de ameaças potenciais de perturbação da ordem pública permitindo consistência situacional;
- Otimizar os serviços prestados por intermédio da integração e compartilhamento de banco de dados, informações, sistemas ou imagens para tornar as cidades mais seguras. Estabelecendo cooperação e sistemática dos fluxos de dados eletrônicos agilizando o tempo de resposta.
Soluções
- O reconhecimento de placas de veículos;
- Detecção de fluxo de veículos, veículos roubados, infrações de trânsito;
- Reconhecimento facial;
- Detecção de concentração de pessoas e movimentos suspeitos;
- Rastreamento e identificação de pessoas procuradas;
- Diversas funções analíticas.
Além de todas soluções implantadas para monitoramento em tempo real da cidade, houve também a implantação de câmeras e botões do pânico nas escolas municipais, clique aqui e saiba mais.