O que é computação em nuvem (cloud computing)? 

Saiba o que é, quem usa, quais são os benefícios e como ela ajuda empresas e games

Para onde quer que você vá hoje em dia, ouve falar sobre a “nuvem”. Esse é um tema quente e, à medida que as tecnologias continuam a evoluir em ritmo acelerado, o escopo da nuvem continua a se expandir.

Em termos simples, a computação em nuvem permite que você alugue ao invés de comprar serviços em Tecnologia da Informação. A computação em nuvem é a entrega de recursos de TI sob demanda por meio da internet com definição de preço de pagamento conforme o uso. 

Ainda difícil? Ok! Entrando ainda mais no tema, ao invés de investir pesadamente em recursos como:

  • Bancos de dados
  • Estrutura física
  • Servidores
  • Data centers

E ainda demais software e hardware, as empresas podem optar por acessar seu poder de computação pela internet ou pela nuvem e pagam por isso à medida que o usam.

Enquanto “a nuvem” é apenas uma metáfora para a internet, a computação em nuvem é o que as pessoas estão realmente falando hoje em dia! Afinal, ela fornece melhor vantagens essenciais, por exemplo:

  • Armazenamento de dados
  • Segurança informacional
  • Flexibilidade organizacional
  • Processos mais suaves
  • Maior colaboração entre equipes

Além de oferecer inteligência extra para a operação, transformando o fluxo de trabalho de pequenas a grandes empresas, a fim de ajudá-las a tomar melhores decisões e reduzir seus custos.

Muitos são os benefícios, mas disponibilidade é o principal deles

Alta disponibilidade é o principal recurso para a seleção de qualquer serviço de hospedagem na nuvem . Ela indica o grau de capacidade de operação de um sistema, ou seja, de gerar respostas oportunas para as respectivas solicitações, replicando a necessidade de armazenamento e servidores.

Por isso, alta disponibilidade é um fator importante para aplicativos e dispositivos modernos baseados em nuvem. É um desafio manter a disponibilidade de um sistema equilibrando o deslocamento entre outros parâmetros do sistema.

Mas, além da disponibilidade quais são os outros benefícios da computação em nuvem? 

Quais são os benefícios da computação em nuvem? 

Existem várias tendências que impulsionam os negócios – em todos os setores – para a nuvem.

Para a maioria das organizações, a forma atual de fazer negócios pode não fornecer a agilidade necessária para crescer, ou pode não fornecer a plataforma ou flexibilidade para competir.

A explosão de dados criados por um número crescente de negócios digitais está elevando o custo e a complexidade do armazenamento do data center a novos níveis, exigindo novas habilidades e ferramentas de análise de TI.

As soluções em nuvem modernas ajudam empresas a enfrentar os desafios da era digital. Em vez de gerenciar sua TI, as organizações têm a capacidade de responder rapidamente a um cenário de negócios mais acelerado e complexo. Vamos a alguns dos benefícios da computação em nuvem: 

Quer conhecer mais benefícios e novidades da Cloud? A tendência da utilização de nuvem híbrida para suporte a interações digitais voltou a aumentar. 

Ficou interessado e quer saber mais? Criamos um ebook exclusivo:

Agilidade

A nuvem oferece acesso fácil a uma grande variedade de tecnologias para que você possa inovar mais rapidamente e criar praticamente tudo o que puder imaginar. Você pode gerar rapidamente recursos conforme a necessidade, de serviços de infraestrutura, como computação, armazenamento e bancos de dados até  IoT, a Internet das Coisas, machine learning, data lakes, análises de dados e muito mais.  Você pode implantar serviços de tecnologia em questão de minutos e passar da ideia à implementação com agilidade várias ordens de grandeza maior do que antes. Assim, você tem a liberdade de experimentar e testar novas ideias para diferenciar as experiências dos clientes e transformar empresas. 

Elasticidade 

Com a computação em nuvem, você não precisa provisionar recursos em excesso para absorver picos de atividades empresariais no futuro. Em vez disso, você provisiona a quantidade de recursos realmente necessária. Você pode aumentar ou diminuir instantaneamente a escala desses recursos para ajustar a capacidade de acordo com a evolução das necessidades empresariais.

Economia de custo

A nuvem permite que você troque despesas fixas (datacenters e servidores físicos) por despesas variáveis e pague apenas pela T.I consumida. Além disso, as despesas variáveis são muito menores do que as que você pagaria por conta própria devido às economias de escala. 

Agora que você conhece alguns dos principais benefícios, vamos agora aos tipos de computação em nuvem. 

Tipos de computação em nuvem

Existem três tipos de nuvens: pública, privada e híbrida. Cada tipo requer um nível diferente de gerenciamento do cliente e fornece um nível diferente de segurança.

Nuvem pública

Em uma nuvem pública, toda a infraestrutura de computação está localizada nas instalações do provedor de nuvem, e o provedor entrega serviços ao cliente pela internet. Os clientes não precisam manter sua própria TI e podem adicionar rapidamente mais usuários ou poder de computação conforme necessário. Nesse modelo, vários locatários compartilham a infraestrutura de TI do provedor de nuvem.

Nuvem privada

Uma nuvem privada é usada exclusivamente por uma organização. Ele pode ser hospedado no local da organização ou no data center do provedor de nuvem. Uma nuvem privada fornece o mais alto nível de segurança e controle.

Nuvem híbrida

Como o nome sugere, uma nuvem híbrida é uma combinação de nuvens públicas e privadas. Geralmente, os clientes de nuvem híbrida hospedam seus aplicativos essenciais aos negócios em seus próprios servidores para maior segurança e controle e armazenam seus aplicativos secundários no local do provedor de nuvem.

Multicloud

A principal diferença entre nuvem híbrida e multicloud é o uso de vários dispositivos de armazenamento e computação em nuvem em uma única arquitetura.

Quem usa a computação em nuvem? 

Organizações de todos os tipos, portes e setores usam a nuvem para uma grande variedade de casos de uso, por exemplo:

  • Backup de dados
  • Recuperação de e-mail
  • Desktops virtuais
  • Desenvolvimento e teste de software
  • Análises de big data
  • Aplicativos web voltados ao cliente

Na prática, empresas do setor de saúde usam a nuvem para desenvolver tratamentos mais personalizados para os pacientes. Empresas de serviços financeiros usam a nuvem como base para detectar e prevenir fraudes em tempo real, prevenindo danos ainda maiores, e fabricantes de videogames usam a nuvem para entregar jogos online para milhões de jogadores em todo o mundo.

Como a computação em nuvem promove a inovação

Os clientes de nuvem se beneficiam de ter automaticamente as mais recentes inovações e tecnologias emergentes incorporadas em seus sistemas de TI, porque o provedor de nuvem assume o trabalho de desenvolver novos recursos. 

Quando falamos sobre computação em nuvem e empresas, falamos  sobre a velocidade da inovação. Com o provedor de nuvem certo, é possível aproveitar uma arquitetura de computação em nuvem moderna para inovar mais rapidamente, aumentar a produtividade e reduzir custos.

Melhor ainda, escolher um provedor de nuvem que ofereça arquitetura de nuvem integrada (SaaS, PaaS e IaaS) provendo às empresas a capacidade de passar das operações para a inovação e fornecer novos aplicativos e serviços, incluindo o uso de tecnologias inovadoras, como:

  • Inteligência Artificial (Ia)
  • Chatbots
  • Blockchain
  • Internet Das Coisas (Iot)

Assim, é possível aproveitar a abundância de dados para obter insights preditivos sobre seus negócios e, por fim, gerar melhores resultados.

Se você ainda está lendo este conteúdo, já está se perguntando: é claro que a utilização da nuvem é uma tendência que continua a crescer – e durará muito tempo no futuro.

De fato, o estudo de computação em nuvem publicado recentemente pela Foundry (2022) descobriu que 84% das organizações têm pelo menos um aplicativo ou parte de sua infraestrutura de computação já na nuvem. E que a porcentagem de empresas que migram para um ambiente totalmente em nuvem deve crescer 10% nos próximos 18 meses.

E agora que você já sabe o que é computação em nuvem, quais os benefícios, quem usa, como promove a inovação e dados breves sobre o seu futuro,  saiba  como a computação em nuvem está mudando também o universo dos games.

Computação em nuvem no mercado gaming 

Jogo em nuvem (em inglês cloud gaming) também chamado de jogo sob demanda (em inglês gaming on demand) é um conceito de jogo on-line utilizando computação em nuvem. Existem duas formas de jogo na nuvem, utilizando troca de arquivos ou em vídeo sob demanda. O jogo em nuvem permite aos jogadores jogarem em diversos dispositivos independentemente do hardware que estiverem usando, pois todo o processamento é feito pelo servidor, o cliente apenas recebe as imagens do processamento e envia os botões de comando.

Uma pesquisa divulgada neste mês de julho de 2022, pela Amdocs, joga luz sobre a configuração do mercado de games na América Latina. Segundo o estudo, os usuários estão fortemente inclinados aos jogos online baseados na nuvem em detrimento aos tradicionais consoles que dominam o mundo dos games atualmente. Realizado em março de 2022 junto a 1300 usuários da região, o estudo mostra que a maioria dos usuários prefere os jogos baseados na nuvem – 82% nos Estados Unidos; 71% na América Latina; e 77% no Brasil.

O estudo apresentado pela Amdocs mostra ainda forte tendência dos usuários em adotar soluções baseadas em nuvem em detrimento aos tradicionais consoles, relatando que 77% dos gamers considerariam ir para a Cloud. 

A migração para a nuvem no universo gaming traz benefícios às empresas e também para os consumidores:

Jogos em nuvem: Benefícios para empresas 

Jogos em nuvem trazem diversos benefícios para as empresas que investem nessa modalidade de serviço. Pelo fato do jogo rodar em um servidor e não em dispositivos locais distintos, não há a necessidade de fazer múltiplas versões do jogo para diferentes dispositivos, o que permite poupar custos de desenvolvimento.

Além disso, por desassociar a capacidade de jogar do hardware que o jogador possui, a base de consumidores em potencial se torna muito maior, incluindo computadores, videogames e dispositivos móveis com as mais distintas capacidades computacionais.

Por fim, por não necessitar de cópias físicas, também se reduz custos de logística e possibilidade de pirataria.

Jogos em nuvem: Benefícios para consumidores

O fato do processamento deixar de ser feito localmente e passar a ser feito em servidores em nuvem é capaz de dar sobrevida a hardware mais antigo ou em processo de se tornar obsoleto.

A Nintendo faz uso dessa característica para possibilitar o uso de jogos que não funcionam com processamento local em seu videogame, o Nintendo Switch, por exemplo, disponibiliza jogos mais complexos por meio de processamento em nuvem.

Em adição, a técnica remove a necessidade de se comprar múltiplas versões de um mesmo jogo para tê-lo em mais de um dispositivo.

Como Roost Cloud ajuda você a migrar para a nuvem

O produto Roost Cloud by Huawei Cloud pode ajudá-lo a migrar facilmente para a nuvem, reduzindo os custos de modernização de TI. Assim, você pode preservar seus investimentos existentes com ferramentas familiares sem precisar reescrever o código para migrar seus ativos de software.

A capacidade elástica oferece a capacidade que você precisa sem ter que subscrever em excesso. A maior economia vem da eliminação de despesas de capital, elevando e transferindo cargas de trabalho inteiras para a nuvem e aposentando ativos de data center.

Saiba mais sobre Roost Cloud e todos os benefícios aqui

Novidades

Navegue por nossos conteúdos

Conhecimento